Fotos comentadas:

-- Clique abaixo da foto para abrir a postagem ou no item da lista de postagens e novamente para abrir todas as fotos.

Parque da Ferradura

Mirante.


No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte.
 Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade.
Muitos deles possuem um contato próximo com os seres humanos, como é o caso, principalmente, dos quatis, e em geral você pode observá-los de perto na área principal do Vale da Ferradura, mesmo sem fazer as trilhas.
O parque Vale da Ferradura está localizado ao norte do município de Canela RS, na região correspondente às coordenadas 29°16' S - 50°50' W, compreendendo um total de aproximadamente 200 ha, com altitudes
Teleférico.
que variam de 400 m a 750 m.
Fica no Planalto das Araucárias, popularmente designado como "Serra Gaúcha". Os elementos que compõem a sua flora são típicos da Floresta Ombrófila Mista Montana e da Floresta Estacional Semidecidual Montana, com áreas de transição entre as mesmas e com diversos estágios de sucessão.
A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. O clima da região é superúmido, com as curvas ombrométricas das estações meteorológicas sempre positivas. Há ocorrência de três ou mais meses com temperaturas médias compensadas mensais abaixo de 15°C, que ocasionam a chamada seca fisiológica das plantas tropicais, criadora da estacionalidade.
O parque é cortado por quatro trilhas, que apresentam características peculiares: trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas.