Fotos comentadas:

-- Clique abaixo da foto para abrir a postagem ou no item da lista de postagens e novamente para abrir todas as fotos.

Parque das Sequóias


No Parque das Sequóias em Canela / RS encontra-se uma grande coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento.
Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelos seus descendentes.  Possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior com 230 hectares, pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura.
         Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

         Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Gingo bi loba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.
         A intenção do parque não é de servir como reflorestamento industrial, por não haver área suficiente para tal,  por isso o ideal tem que ser maior e a opção deve ter cunho científico e cultural para ser aproveitado pelo município, pelo estado e pelo país, segundo o seu idealizador.           

Google+ Followers